Outros Posts de Outras Músicas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Wildest Dreams - Análise

WILDEST DREAMS - TAYLOR SWIFT 


Uma música que fala sobre um término de um relacionamento. Daí, você deve estar pensando: "Duh, óbvio que é sobre relacionamento, estamos falando sobre Taylor Swift." Mas isso não é verdade, há varias músicas da Swift com outros temas, mas não falarei nesse momento. 

Dessa vez, irei falar de Wildest Dreams. Uma música sobre esquecimento e perda. De um romance árduo, potente, intenso porém instável e, talvez, um pouco melancólico. 

Então vamos começar a entender a letra, sim? :) 


"'He said let's get out of this town 

 Drive out of the city

 Away from the crowds'

 I thought heaven can't help me now
 Nothing lasts forever
 But this is gonna take me down"

"Ele disse: 'Vamos sair desta cidade,
Dirigir para um lugar afastado,
Para longe da multidão'
Eu pensei: Deus não pode me ajudar agora 
Nada dura para sempre 
Mas isso irá me destruir/derrubar/acabar comigo


Esse é um trecho fácil de ser entendido. É perceptível a insegurança e o medo que a Taylor sentiu quando ele disse para "sairmos dessa cidade". Quando a música cita a multidão, ela se refere aos paparazzi que não dão o espaço íntimo e pessoal que estes artistas precisam; até porque eles são humanos.  Então, esse companheiro sugere eles saírem da cidade, o que também provocou esse sentimento ansioso e pessimista na cantora, como ela diz em: "Deus não pode me ajudar agora// Nada dura para sempre//Mas isso irá me destruir." 



"He's so tall, and handsome as hell
He's so bad but he does it so well
I can see the end as it begins my one condition is"
"Ele é tão alto, e extremamente bonito 
Ele é tão mal mas faz do jeito certo 
Eu posso ver o fim enquanto isso começa, e a minha única condição é"

Nessa parte, ela descreve o seu companheiro. Podemos ver algo muito interessante quando ela diz que ele é tão mal mas faz tão bem. Esse "faz do jeito certo" pode ter varias relações, já que o verbo Do pode ter vários significados. Mas a interpretação mais exaltante é que ela estaria se referindo ao sexo, ao prazer. Algo novo nas músicas da Senhorita Taylor; a sutil descrição falando sobre o sexo. Mas ainda há algumas indicações falando sobre sexo nessa música também, o que é algo maravilhoso. Podemos ver uma mudança na Taylor, uma mudança para algo melhor. 

E também podemos ver o quanto ela estava ansiosa com esse relacionamento, quando ela diz que pode ver o fim mesmo nem tendo começado. Fazendo com que essa música tenha uma forte ligação com a música "Out of the woods", em que a Taylor mesmo diz que é sobre um relacionamento ansioso. 


[REFRÃO]

"Say you'll remember me
Standing in a nice dress, staring at the sunset babe
Red lips and rosy cheeks
Say you'll see me again even if it's just in your wildest dreams (Ah ah)
Wildest dreams (Ah ah)"

"Diga que irá se lembrar de mim 
Neste lindo vestido, olhando para o pôr do sol, babe
Lábios vermelhos e bochechas rosadas 
Diga que irá me ver de novo mesmo que seja nos seus sonhos mais selvagens (Ah ah)
Sonhos mais selvagens (Ah ah)" 

Aqui podemos perceber que o romance que eles tiveram acabou, está nas entrelinhas, é algo subjuntivo, porém perceptível. Ela diz para o seu companheiro para que ele não a esquecesse, porque, de fato, é ruim se sentir abandonado por alguém. Então ela pede, pede para que ele não a esqueça. E mesmo que eles não se encontrem mais ao vivo, que ele a visse em seus sonhos mais selvagens. 

E vale ressaltar também o clássico batom vermelho da Tay. 



"I said no one has to know what we do
His hands are in my hair, his clothes are in my room
And his voice is a familiar sound, nothing lasts forever
But this is getting good now"

"Eu disse: 'Ninguém precisa saber o fazemos'
Suas mãos em meus cabelos, suas roupas em meu quarto
E sua voz é um som familiar, nada dura para sempre
Mas isso está ficando bom agora"

Uma das interpretações para quando ela diz que ninguém precisa ficar sabendo do que eles fizeram, seria para algo que ela queria manter íntimo, manter o que eles fizeram em particular. Já que a vida amorosa da Taylor é extremamente exposta pela mídia. Então, ela pede por privacidade. 

Então, ela diz que a sua voz é familiar, como se ela já tivesse presenciado isso antes, ou namorado alguém com similaridade ao companheiro de quem esta música se trata. Ou, simplesmente, ela começa a confiar mais nele. 

E agora ela está narrando uma cena sexy, uma cena de uma relação sexual em que ela teve. Lembrando-se de como ele segurou nos seus cabelos e de como suas roupas estavam jogadas no chão de seu quarto. 

E, mais uma vez, ela fala que nada dura para sempre. Uma visão realista, porém pessimista, de que o relacionamento deles irá terminar. Todavia, ela diz que está começando a gostar disso. Gostar talvez da ideia realística? Ou começar a gostar dessa relação que pode terminar a qualquer momento? Nessa segunda hipótese, mais uma vez, temos uma relação com a música "Out of the Woods". Em que a Taylor disse que Out of the woods é sobre um relacionamento ansioso, mas que não significa que seja ruim. 





"He's so tall, and handsome as hell
He's so bad but he does it so well
And when we've had our very last kiss
My last request it is"

"E quando nós nos beijamos pela a última vez 
Meu último desejo é este"

Eu não traduzi ela descrevendo seu companheiro porque já fiz isso antes. E ela fez o seu pedido, quando ela soube que tudo terminou; quando eles deram o seu último beijo. 


E depois dessa parte da música, em que ela diz qual seria o seu último desejo, entra o refrão. Em que ela pede para ele se lembrar dela, para que ele a veja em seus sonhos mais selvagens. Esse é o desejo da Taylor. E talvez seja por isso que muitas pessoas gostaram da música, porque elas se relacionaram com essa ideia; essa ideia de não querer ser esquecido pela pessoa que você ama quando você termina a relação. 

E esse é o ponto chave da música Wildest Dreams. Onde a sutil genialidade da cantora está. 



"You see me in hindsight
Tangled up with you all night
Burn it down
Some day when you leave me
I bet these memories follow you around"

"Você me em retrospectiva 
Enroscada em você por toda a noite 
Ardendo em chamas 
Um dia, quando deixar-me 
Aposto que essas memórias te seguirão"

Esse trecho é a parte em que a Taylor mais usa o simbolismo e expressões para transmitir o que ela sentia (algo muito comum nas letras da Taylor). Quando ela diz que estaria enroscada ou emaranhada nele por toda a noite, mais uma vez, ela se refere ao sexo. Algo pouco comum em suas letras; o que foi um quesito novo que veio junto com o álbum 1989, que não era perceptível em outros álbuns. 

Quando eu coloquei o verso Ardendo em chamas em Itálico, significa que é uma expressão que não tem uma tradução 100% na nossa língua. Pode haver vários tipos de tradução como: "Pegando fogo", "Destruindo tudo", etc. Eu optei por Ardendo em chamas  porque achei mais bonito. E esse verso tende a dizer que eles tiveram uma ótima relação sexual. MUITO BOA MESMO. Por isso, na minha interpretação, Taylor escreveu Burn it down. Como uma ênfase para o verso anterior. 

E depois vem o verso, que é o meu preferido da música toda, "Some day when you leave me// I bet these memories follow you around." Como se ela quisesse dizer que eles tiveram um relacionamento tão intenso, ansioso, porém bom, potente e árduo que ele não seria capaz de esquecer. 



Enfim, esta foi a minha análise da música Wildest Dreams. É a primeira vez que tenho um Blog e posto coisas nele, então já me desculpo por algum erro de formatação. Se tiver algum erro ortográfico, por favor me corrijam nos comentários, vocês não fazem ideia de como isso me ajuda. E essa foi a minha interpretação da música, a minha análise. Se você tiver uma interpretação diferente, me avise nos comentários, adoraria ler. 
E vale ressaltar que esses trechos que traduzi foram traduções livres. 

Acho que a próxima analise que vou fazer ou será sobre Florence, Twenty One Pilots ou mais uma música da Taylor. Não me decidi ainda. 

Obrigado pela leitura, 

Ralph. 

Um comentário: